Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Conceitos Budistas e o termo Fé no Sutra do Lótus

Retirado do hoje inativo blog shinjinka-acosmologiadosutradoltus.blogspot.com.br
Autor: Fernando Pizzocaro

O budismo mahayana japonês além de possuir outras características, próprias a ele, é muito conceitual, e, dentro das escolas nichirenistas existem muitos conceitos, extraídos de gosshos (ensinos) de Nichiren e também do Sutra do Lótus, a grande maioria deles são expressos através de quatro ou cinco caracteres.

Um dos meus preferidos é o que vemos abaixo apresentado:

以  i (comparado com, em visão de, por meio de,porque)

信 shin (confiança, fé, fidelidade)

代 dai (despesas, era, geração, período, preço, valor, substituir, substituto, substituição)

慧 e (brilho, brilhante, inteligência)

Na sua transliteração para a gramática ocidental a oração fica com o seguinte enunciado:

“Por meio de um instante de observação pela fé (baseada na investigação, estudo e conclusão), substitui-se eras de conhecimento adquirido (através) do brilho (inteligência) (da aparência percebida apenas superficialmente pela emoção) .”

Esse conceito foi primordialmente extraído do texto do capítulo III do Sutra do Lótus, mais precisamente da última oração do versículo 53:

Também em relação aos ouvintes e pratyekabuddhas, neste sutra há coisas que estão para lá dos seus poderes. Até tu, Shariputra, no caso deste sutra apenas és capaz de aceder a ele através da fé (entendimento). Quanto mais então os outros ouvintes. É por esses outros ouvintes terem fé (entendimento) nas palavras do Buddha que eles podem agir em conformidade com este sutra e não devido a qualquer sabedoria (conhecimento, inteligência) pessoal.

斯法華經, 為深智說,

淺識聞之,  迷惑不解, 一切聲聞、  及辟支佛,

於此經中, 力所不及。  汝舍利弗,  尚於此經、

以信得入,  況餘聲聞。 其餘聲聞, 信佛語故,

隨順此經, 非己智分。

Reparem bem que o caractere usado para transmitir a ideia de fé, é 信(shin), que expressa credibilidade através do entendimento e observação, o mesmo sentido do termo “fé” usado pelos oficiais de cartório, para autenticar um documento “ O referido é verdade e dou fé” ou seja é verdadeiro e dou credibilidade, pois foi observada a sua autenticidade, e não o caractere 恃 (shi) que tem o sentido de ter fé (confiar) em; presumir; crer em, através do “coração”, “alma”, a fé dogmática e de sentido totalmente religioso.

SHIN ou SHEN em mandarin 信 é composto pelos radicais REN 亻(homem), TOU 亠 (cabeça) e KOU 口(boca) unidos pelo radical NI ou ÈR 𠄠 (dois, duas) e na sua totalidade expressam a ideia de palavras, única e tão somente (𠄠 uma vez e outra vez) compreendidas pela mente humana, através do raciocínio, ou seja crença racional.

SHI 恃 por sua vez é composto pelos radicais shin 忄(coração, alma) YOU OU PIE 丿(reduzir) CHU ou ZHÚ 丶 (ponto) e DO ou TO 土 (terra, poeira) e na sua união e totalidade expressam a ideia de reduzir algo (alguma ideia) a poeira (coisas simples e aceitas diretamente) para entendimento pelo coração ou alma, ou seja crença dogmática.

Portanto quando principiarmos o estudo do Sutra do Lótus, tenham os sempre em mente essa mensagem, contida no excerto acima:

“No caso deste sutra apenas sois capazes de aceder a ele através da fé racional. “

E de seu ensino:

“Não acredite naquilo que digo! Essa é a minha experiência, mas no momento em que eu lhe digo, isso se torna falso, porque para você não é uma experiência. Ouça-me, mas não acredite. Não aceite aquilo que está escrito em livros considerados sagrados. Experimente, investigue, procure. A menos que você próprio conheça, o seu conhecimento não tem qualquer utilidade; ele é perigoso. Um conhecimento emprestado passa a ser um obstáculo.”

Namu Shakyamuni Butsu

Fontes:

Gosshos de Nichiren (Nichiren Shu)
Cojak Hanzi Dictionary (http://www.cojak.org/index.php?function=about)
Imagem: Internet Google Images
O Sutra do Lótus (tradução de João Rodrigues)
妙法蓮華経 (versão em Kanjis)

Para ser notificado a cada novidade!!


Um e-mail foi enviado para confirmar sua assinatura. Verifique seu e-mail e clique em confirmar para ativar sua assinatura.

Veja Também

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A Fé no Sutra do Lótus
Classificado como:        

Mostrar
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Canal no Youtube
Esconder
error: Este conteúdo pode ser divulgado sob permissão do autor - contato@rodadalei.com.br