Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quebrar um dos cinco preceitos budistas (pañca-sila), pode ser a causa para inobservância de todos. Entenda o porquê ao ler essa história:

Certa vez, havia um leigo que recebeu os cinco preceitos. No início, os preceitos eram muito importantes para ele e ele os observava estritamente.

Depois de um tempo, seus velhos maus hábitos renasceram e ele começou a desejar novamente o sabor do vinho, pensando: “Entre os cinco preceitos, aquele contra o consumo de álcool é realmente desnecessário. O que há de errado com um cálice de vinho?” Rendendo-se ao desejo, acabou comprando um pouco da bebida.

Fonte: Google Imagens

Enquanto bebia, um pequeno frango de sua vizinha entrou em sua casa. Enviaram-me um lanche – ele pensou – vou preparar este frango para acompanhar minha bebida. Assim, capturou o pássaro e o matou. […] Por ter desejado a carne, quebrou o preceito de não matar.

Como ele pegou o frango sem a permissão do proprietário, também quebrou o preceito contra o roubo.

Em seguida, a vizinha o procurou e disse: “você viu meu frango?” Embriagado e já tendo consumido toda a ave, respondeu entre soluços: “Não, não vi nenhum frango. Seu bichinho não passou por aqui.” Ao dizer isso, quebrou o preceito de não mentir.

De frente com a vizinha, que era bastante bonita, a fitou com um pensamento libidinoso e imediatamente quebrou o preceito contra a má conduta sexual.

Deste modo, por ter cedido à vontade de tomar vinho, este leigo transgrediu os cinco preceitos.

Assim, fica evidenciado que o preceito contra a intoxicação (como qualquer outro preceito budista) é muito importante!

Autor: Mestre Hsuan Hua
Fonte: The Seeker’s Glossary of Buddhism. Parable: Precepts. Sutra Translation Committee of the United States & Canada. The Van Hien Study Group. pg. 568.
Tradução: Rev. Sandro Vasconcelos

Para ser notificado a cada novidade!!


Um e-mail foi enviado para confirmar sua assinatura. Verifique seu e-mail e clique em confirmar para ativar sua assinatura.

Veja Também

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A Importância dos 5 Preceitos (pañca-sila)
Classificado como:    

Mostrar
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Canal no Youtube
Esconder
error: Este conteúdo pode ser divulgado sob permissão do autor - contato@rodadalei.com.br